Desde o projeto ao desbravamento da floresta onde foi instalado o primeiro barracão da colonizadora, o nome do lugar já era Cláudia, dado pela diretoria da empresa SINOP (A empresa Sociedade Imobiliária Norte do Paraná Ltda - SINOP, foi a responsável pelo povoamento do núcleo que originou o atual município).
Ênio Pipino deu prosseguimento a criação de cidades em Mato Grosso, batizando-as com nomes femininos, e Cláudia foi o último dos núcleos de seu projeto de colonização, sendo que os demais foram Sinop, Vera e Santa Carmem.
Contrariando a regra de homenagear pessoas, o topônimo Cláudia foi aprovado pela diretoria da gleba por ser um nome bonito, simpático e agradável de se ouvir e falar. Tanto foi o desejo de homenagear nomes femininos, que no município de Cláudia muitas das estradas rurais têm nomes de mulheres. A exemplo do que ocorre nos municípios criados pela colonizadora, os bairros rurais também lembram nomes femininos; Irene, Beatriz, Veruska, Fátima e Lenita.
O município de Cláudia foi criado em 4 de julho de 1988 através da Lei Estadual nº 5.319.
CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 10/04/2008
Fonte: www.seplan.mt.gov.br