HISTÓRICO
A primeira denominação da localidade foi Garimpos, bem antes de ser efetivamente colonizada.
Em 1953 João Matheus Barbosa sobrevoou esta região do Vale do Rio São Lourenço, gostou do que viu, comprou terra e no ano seguinte instalou-se às margens do Rio Areias, juntamente com seus familiares. Mineiro de Diamantina, terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. João Matheus deu o nome de Juscelândia ao incipiente povoado em homenagem ao seu patrício.
A fertilidade do solo acabou por atrair mais gente à região. A 20 de maio de 1957, à distância de 1 km da divisa das terras de João Matheus Barbosa, estabeleceu-se o sr. José Cândido de Lima, juntamente com seus familiares. O procedimento de José Cândido foi idêntico ao de João Matheus, derrubou a mata, dividiu-a em lotes e entregou aos parentes e famílias de conhecidos que vieram com ele. O povoado iniciado por José Cândido recebeu o nome de Limeira, uma auto-homenagem.
Em 1964, a prefeitura de Poxoréo, a quem a área estava jurisdicionada, alterou a denominação de Garimpos para Juscelândia. O fato criou um mal estar, pois os dois povoados, Juscelândia e Limeira, formavam na verdade, um único núcleo urbano. Daí o nome Juscimeira.
Em 1970, os padres João e Mário Hering, edificaram a igreja de São Bom Jesus de Juscimeira, na divisa dos dois povoados, contribuindo para a solução do distanciamento dos dois núcleos populacionais.
A solução dar-se-ia em 1968, quando o vereador Jurandir Pereira da Silva, apresentou proposta do novo nome, Juscimeira, que foi rejeitado por Ato Complementar Federal. Mas o povo insistiu e a Lei nº 3.761, de 29 de junho de 1976, alterou a denominação para Juscimeira, com aprovação da comunidade.
O município foi criado pela Lei nº 4.148, de 11 de dezembro de 1979.
Fonte: http://www.seplan.mt.gov.br/