Antonio Lopes Molon, fundou o núcleo que deu origem ao atual município de Mirassol d’Oeste. Por volta de 1958, Molon começou a interessar-se por terras em Mato Grosso.
Espírito de aventura, investiu todo o seu capital nesta região, requerendo terras devolutas através do Departamento de Terras do Estado. A seguir decidiu dividir a gleba em lotes rurais e urbanos.
Molon montou um escritório de venda de terras, no local da futura Mirassol de Mato Grosso. Para melhor gerir os negócios associou-se a Mário Mendes, José Lopes Garcia, Nírcia Lopes d’Áuria e Paulo Mendonça.
O negócios progrediram e o escritório de vendas de lotes, antes restrito à pequena localidade teve de ser ampliado. Mudou-se para Cuiabá. As vendas estouraram e muita gente afluiu ao lugar.
A cidade ganhou esta denominação em homenagem aos familiares de Molon, que residiam na cidade de Mirassol, no Estado de São Paulo.
O patrimônio foi oficialmente fundado em 28 de outubro de 1964. O município com o nome de Mirassol d’Oeste foi criado pela Lei Estadual nº 3.698, de 14 de maio de 1976. O termo "d’Oeste", foi acrescentado para que não fosse confundido com o município de Mirassol, no Estado de São Paulo.
CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 16/01/2008
Fonte:
www.seplan.mt.gov.br