HISTÓRICO
O Brasil é composto por 5562 municípios, divididos em 26 estados. Muitos são frutos de outras cidades e conquistam a emancipação ao longo dos anos. É o caso de Serra Nova Dourada, que existe há cinco anos e neste curto espaço de vida elegeu por duas vezes o mesmo prefeito.
Da vida agitada de Brasília para a tranqüilidade do interior. Esse foi o destino escolhido por Marcos Roberto Reinert, que se tornou prefeito de Serra Nova Dourada (MT). O município é novo, tem apenas cinco anos de existência e foi desmembrado de Alto da Boa Vista. O prefeito morou em Brasília por 17 anos e freqüentava a fazenda de seu tio em Serra Nova Dourada até que decidiu permanecer no município.
O paranaense de 37 anos não se arrepende de ter largado a capital do país. “Aqui é mais tranqüilo”, diz. Ele concorreu com mais dois candidatos para o cargo. “A população pediu para concorrer ao cargo e eu topei”, afirma.
Como a cidade é nova, Reinert tem dificuldades à frente da prefeitura. “O município não tinha nada. Começamos do zero”, conta. O prefeito aproveita seus anos de Brasília para planejar a estrutura da cidade. “Estamos trabalhando muito na questão social, nos setores de transporte e emprego”. O objetivo do prefeito é atrair dinheiro para o município. “A crise nos setores de agricultura e pecuária afastou as indústrias”, conta. Para ele, o importante é atrair indústrias para alimentar a economia da região. Reinert pretende ainda investir em turismo, pois o município é próximo do rio Araguaia. “Estamos elaborando uma rota turística para o rio Mureré com 20Km de navegação, por canoa”, diz.
O motivo que despertou a vontade de Reinert a ser prefeito é ajudar a sociedade a superar a dificuldade, mas revela que tem horas em que quase se arrepende do compromisso. “A burocracia impede o avanço de alguns projetos desenvolvidos pela prefeitura”, desabafa.
CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 11/06/2008