Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 22 de Novembro de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Notícias

OBRAS: Começa instalação de trilhos da via permanente do VLT na Grande Cuiabá

15/02/2014 às 08:28

OBRAS: Começa instalação de trilhos da via permanente do VLT na Grande Cuiabá 
Trabalho teve início a partir do centro de manutenção, em Várzea Grande.

Obra custa cerca de R$ 1,477 bilhão e foi licitada para a Copa do Mundo.

A Secopa informou que 50 profissionais estão atuando na instalação dos trilhos do VLT. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)


Tiveram início nesta semana os trabalhos de instalação dos trilhos para a via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), metrô de superfície avaliado em R$ 1,477 bilhão e lançado como obra para a Copa do Mundo da Fifa em Cuiabá. Os primeiros trilhos da via estão sendo instalados sobre um viaduto ferroviário construído a partir do centro de manutenção do novo modal de transporte, ao lado do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (cidade da região metropolitana).

VLT ainda estará em testes durante a Copa em Cuiabá, admite governador

Maior obra da Copa em Cuiabá, VLT não deve ficar 100% pronto no prazo

VLT fará trecho entre aeroporto e Cuiabá em 45 minutos, diz consórcio

Ministro afirma que VLT em Cuiabá não fica pronto a tempo para a Copa

Na sequência, conforme o projeto, os trilhos devem seguir sendo instalados nas avenidas João Ponce de Arruda e da FEB, também em Várzea Grande, com direção à região portuária da capital. Para a realização da Copa do Mundo em junho este trecho é considerado prioritário pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). No total, o projeto licitado prevê a instalação de 22 quilômetros de trilhos entre Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com a Secopa, os trilhos do centro de manutenção já foram instalados. Lá também estão sendo armazenadas as nove composições do VLT que já chegaram a Cuiabá após fabricação na Espanha. Ao sair do centro de manutenção, os trilhos sobem o viaduto em dois sentidos (ida e volta).

A estrutura elevada tem 220 metros de extensão e nove de altura em seu ponto mais alto, logo em frente à entrada do Aeroporto Marechal Rondon, o qual também está em obras para a Copa. Na área, também deverá ser aberta uma rotatória de acesso ao terminal.

Viaduto perto de aeroporto recebe trilhos do VLT.

A Secopa informou que 50 profissionais estão atuando na instalação dos trilhos, os quais foram fabricados na Espanha e na Polônia sob encomenda do Consórcio VLT, grupo de empresas vencedor da licitação para instalação do sistema de transporte na Grande Cuiabá.

Obra atrasada

No mesmo dia em que a Secopa anunciou o início da instalação da via permanente, o governador Silval Barbosa (PMDB) reconheceu que o VLT ainda estará em fase de testes durante a realização da Copa do Mundo.
“O VLT, depois que começa a percorrer o trajeto da via permanente, tem uma média de 60 a 90 dias de teste. Todo tipo de teste. Certamente não vamos estar cobrando e nem explorando até lá [na Copa]”, admitiu o governador, que assinou contrato com o consórcio responsável para que as obras fossem entregues até 13 de março deste ano. O contrato ainda deve ser aditivado para a extensão do prazo, segundo já avisou a Secopa.

A Secopa informou que 50 profissionais estão atuando na instalação dos trilhos do VLT, que começou no elevado em frente ao Aeroporto Marechal Rondon.

FOTO: Edson Rodrigues / Secopa

Fonte: Do G1 MT