DESTAQUE: Retomada a instalação de trilhos do VLT em Várzea Grande (MT)
28/06/2014 às 08:34
Frentes de trabalho foram suspensas durante jogos da Copa em Cuiabá
Mais de 1.300 m de trilhos já foram instalados no primeiro trecho do VLT.
Trilhos do VLT em Várzea Grande
Operários retomaram a implantação dos trilhos do VLT em Várzea Grande
Terminado o período de disputa de jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, obras de mobilidade urbana foram retomadas na capital e em Várzea Grande, região metropolitana. Entre elas está a implantação de trilhos na via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O consórcio responsável pela obra, de acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), retomou algumas frentes de trabalho para dar continuidade à obra.
Estão em implantação dois tipos de trilhos do VLT. Um deles é chamado de vignole, fabricado na Espanha, e será instalado em 10 km do pátio do estacionamento dos vagões do VLT até o Centro de Manutenção e às linhas de manobras do veículo. A instalação destes trilhos começou em novembro de 2013 e todo o material já está em Várzea Grande.
O outro tipo de trilhos é chamado de grooved, produzido na Polônia, que será instalado nos 22 quilômetros do trajeto do VLT nas duas cidades. Ainda segundo a Secopa, 95% dos trilhos já foram descarregados no pátio do estacionamento dos vagões.
Trilhos do VLT são instalados em Várzea Grande
Obras também avançam no Centro de Manutenção, próximo ao aeroporto.
O VLT
Lançado em 2011 em substituição ao sistema de corredores exclusivos para ônibus Bus Rapid Transit (BRT), o projeto do VLT foi homologado em meio a indícios de fraude no Ministério das Cidades, mas acabou recebendo financiamento federal e sendo licitado em junho de 2012 por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) - novo modelo de licitação menos rígido que o imposto pela lei 8.666/93 e autorizado pelo governo federal para obras da Copa.
A construção de todo o projeto do VLT, licitado por R$ 1,477 bilhão, já deveria estar pronta no dia 13 de março, data estabelecida no contrato assinado com o consórcio de empreiteiras responsável. Entretanto, os trabalhos atrasaram e o governo admitiu que a população da Grande Cuiabá deve usufruir do novo modal de transporte somente em 2015.
A chamada linha 1 vai ligar o Aeroporto Marechal Rondon à região do Centro Político e Administrativo da capital. Já a linha 2 vai percorrer o trecho entre o centro de Cuiabá e a região do Coxipó.
No primeiro trecho, entre o aeroporto e a Ponte Júlio Müller, sobre o Rio Cuiabá, já foram instalados cerca de 1.350 metros de trilhos.
FOTO: Edson Rodrigues/Secopa
Fonte: Do G1 MT