INSCRIÇÕES ABERTAS: Para oficinas de Cinema
05/09/2024 às 12:00
Ação faz parte da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Ocurso de Cinema e Audiovisual da UFMT promove, entre os
dias 9 e 11 de setembro, oficinas de Cinema, Educação e Direitos Humanos, como parte da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de setembro, pelo formulário eletrônico. As aulas acontecem no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Câmpus Centro-Cuiabá. As oficinas são voltadas para educadores do ensino básico e do superior; trabalhadores da área de saúde mental; profissionais de coletivos artísticos e culturais; e interessados nas relações entre cinema, educação e direitos humanos.
A ação visa oferecer um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspirada pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, busca proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais por meio da linguagem audiovisual.
Ao todo serão 9 horas de oficinas em três encontros. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que realiza o evento em Cuiabá em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, reforçando a qualificação profissional para o uso do cinema em práticas educacionais e de direitos humanos.
A metodologia utilizada nas oficinas segue a Pedagogia do Dispositivo, que envolve o uso de exercícios criativos que estimulam a observação sensível, o olhar crítico e a escuta ativa. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Ao final das oficinas, os participantes terão adquirido ferramentas práticas para aplicar o cinema como um recurso educacional nas suas instituições; ampliar a capacidade de observação crítica e sensível da realidade social e cultural; e reproduzir as metodologias experimentadas nos seus contextos de trabalho, ajudando a replicar o conhecimento em diferentes comunidades.
Além das oficinas, que ocorrerão em setembro, os participantes são convidados a replicar a metodologia do projeto Inventar com a Diferença em seus contextos sociais. Para isso, as ações no campo da educação terão uma etapa de replicação que ocorrerá em outubro e que tem como objetivo incluir e espalhar esse conhecimento para os mais diversos públicos. Os/as oficineiros/as acompanharão os participantes que desejarem nessa replicação do método nos seus respectivos campos profissionais, onde haverá a oportunidade de se testemunhar esses desdobramentos em diferentes contextos.
Mais sobre a Mostra
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, um dos mais importantes eventos culturais do país, é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que este ano continua seu leque de parcerias através do viés da educação, conectando as instituições federais de ensino nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.
Ela é uma celebração anual que promove a discussão e reflexão sobre os direitos humanos por meio da exibição de filmes nacionais e internacionais. Com uma programação rica e diversificada, a Mostra busca engajar o público em temas relevantes e atuais, promovendo a inclusão, a diversidade e a cidadania. Nela participam jovens curadores e diretores que, após serem selecionados através de edital, podem exibir suas obras e/ou contribuir com curadorias que enriquecem a programação da Mostra.
Para mais informações acesse a página.
TAGS:CINEMA E AUDIOVISUAL
Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br