DESTAQUE: Estudantes de jornalismo são premiadas no Expocom
03/10/2024 às 09:30
Reportagem sobre transtornos do neurodesenvolvimento
Estudantes de Jornalismo tiveram uma reportagem em formato de podcast premiada durante o Intercom Nacional, realizado no início do mês de setembro. A série ‘Transtornos de Neurodesenvolvimento: Ouvir para incluir’ é composta por três episódios, sobre os temas de Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Discalculia, e aborda o diagnóstico, apoio e desafios de pessoas neurodivergentes.
O trabalho foi apresentado pela estudante Victória Ellen Araújo Dalla Costa, que explica a motivação para escolha do tema. “O tema escolhido partiu de uma palestra sobre dislexia no espaço acadêmico. Depois de debatermos e pesquisarmos sobre, decidimos que seria interessante a reportagem englobar outros Transtornos de Neurodesenvolvimento e Aprendizagem, principalmente que fossem relacionados ou menos conhecidos: era o caso do TDAH e da discalculia”, relata Victoria Dalla Costa.
A reportagem foi produzida como parte da nota final para a disciplina de Produção e Difusão em Audiojornalismo, ministrada pela professora Mariângela Sólla López.
Além do assunto tratado, outro diferencial da reportagem foi o uso de pequenas dramatizações no início de cada episódio, contextualizando os temas. “Não estava proposto na atividade, mas o radiodrama foi um dos conteúdos ministrados pela professora ao longo da disciplina. Lendo sobre os tipos de neurodivergência, tivemos contato com uma história em quadrinhos que ilustrava o cotidiano de uma pessoa com dislexia. Assim que lemos, relacionamos com o conteúdo das aulas de radiodrama e vislumbramos como uma possibilidade. A professora gostou e nos incentivou a executar”, completou.
Também participaram da produção as alunas Luíza Vieira dos Santos, Nathania Ortega Santos e Vitória da Silva Verano. O trabalho foi apresentado na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), na modalidade Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo.
“Vejo com muito importante a participação nesses eventos, principalmente por nos fazer acreditar que somos capazes de realizar um bom trabalho, que merece estar ao lado de tantos outro, também incríveis, que foram apresentados. Além disso, podemos ter contato com estudantes e profissionais que nos inspiram, com projetos interessantes, e com a possibilidade de aprender com outras ideias experimentais”, concluiu Victoria.
A reportagem está disponível nas redes sociais e no tocador de áudio da Ecos UFMT, Página de distribuição das produções da disciplina de Audiojornalismo e Profusão e Difusão em Audiojornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA).
O trabalho também foi premiado durante o Congresso Regional do Intercom (Intercom Centro-Oeste), que aconteceu em Goiânia, em julho, e é finalista da 4º edição do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES).
Confira todos os episódios:
Desvendando a Dislexia;
Mente Hiperativa: Diálogos sobre o TDAH;
Discalculia: O enigma dos números.
FOTO: Divulgação
Fonte: André Faust Jornalista