Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Novembro de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Notícias

23ª MAUAL: Segue até domingo (13) em Cuiabá

12/10/2024 às 08:00

 

Programação traz produções de 17 estados brasileiros e outros países

Teve início na noite desta terça-feira (08), a 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL). A ação, que acontece no Câmpus de Cuiabá, contou com a presença de autoridades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituições parceiras, e prestou homenagem à artista plástica mato-grossense Vitória Basaia, que faleceu em maio deste ano,

Na abertura oficial, a MAUAL trouxe a exibição do curta-metragem “Basaia - Bicho Mulher”, da realizadora Tati Mendes. A programação, que segue até 13 de outubro, conta ainda com exibições da Mostra Competitiva, da Mostra Paralela, bate papo com profissionais do audiovisual, distribuidoras e realizadores, MAUAL Lab, e festa de encerramento.

Presente na solenidade, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, destacou o alcance da Mostra em Mato Grosso e Centro-Oeste. “A 23ª MAUALtem como foco a produção cinematográfica não só da UFMT e do Estado de Mato Grosso, mas que recebe novos modelos, propõe uma quebra de paradigmas. Como o próprio tema deste ano traz, “Descaminhos do Centro”, a MAUAL agrega uma quantidade de produções nacionais e internacionais da rede audiovisual”, disse.

“Nesse nosso último evento da MAUAL nessa gestão, ficamos felizes com as homenagens e também aproveitamos para homenagear a toda a equipe. Tivemos a presença de pessoas que estão nesse processo formativo nos formando, formando estudantes, professores e técnicos da UFMT que trabalham no setor audiovisual há mais de 40 anos. Toda a sociedade acaba ganhando e por meio da MAUAL podemos oferecer novas visões, novas formas de representação no audiovisual e com isso mostrar a diversidade que é o Estado e que é toda a sociedade aqui na UFMT”, destacou o reitor.

Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés da UFMT, que realiza a Mostra, destacou a relevância da MAUAL nesse encerramento da gestão da reitoria da Universidade “Essa noite de abertura contou com um dispositivo marcante, porque ele selou o final da gestão atual da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), e do reitor, professor Evandro Soares. Fizemos homenagens a eles, mediante a entrega do Troféu MAUAL”, disse, complementando sobre os momentos de homenagens à Vitória Basaia e chamando atenção para os curtas da noite, “Mansos”, de Juliana Segóvia (MT), “Los caballos no se acuestan”, de Kwon Jiyong (Cuba), “Estelar”, de Olavo Fernandes (MT), e “A Cachoeira dos Pássaros”, de Thiago Pombo (PE).

Também participaram da solenidade Maestro Fabricio Carvalho - Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência , Alessandra Keiko Okamura - Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jessica Bastos - Coordenadora de Cultura e Vivência, Tássia Gonçalves - Gerente Interina da Agência Sebrae Cuiabá, Sara de Paula - Gestora Regional de Economia Criativa do Sebrae Mato Grosso e Danielle Bertolini - Produtora Executiva da MAUAL e do MAUAL Lab.

23ª Maual inicia nesta terça-feira (8)

Acompanhe a programação na página


Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br