Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Novembro de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Notícias

DESTAQUE: UFMT Implementa Projeto Piloto de Coleta Seletiva

11/10/2024 às 13:30

 

Ação tem apoio de cooperativas de catadores

AUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu início à implementação do projeto piloto de coleta seletiva nas unidades administrativas, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o meio ambiente. A iniciativa é uma das ações do projeto de extensão: “Juntos pela Sustentabilidade: Implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFMT”, e tem como objetivo incentivar a separação correta dos resíduos, promover a conscientização ambiental e apoiar as cooperativas de catadores.

Inicialmente a coleta seletiva será realizada nos setores administrativos próximos ao casarão, com lixeiras identificadas para resíduos recicláveis e não recicláveis. Além disso, campanhas de conscientização e treinamentos estão sendo promovidos para os servidores e terceirizados destes setores, sobre a importância da separação correta dos materiais.

A coordenadora do projeto, Maria Daniele de Jesus Teixeira, destacou a relevância do apoio da pró-reitoria de planejamento, assim como da Comissão do PLS e outras unidades para o sucesso da iniciativa como Secomm, SIC, PROAD, FAET, entre outras. Por isso, decidimos pelo lema “Juntos pela Sustentabilidade”. Esse projeto é um passo fundamental para sairmos da teoria, e realizarmos ações práticas, caminhando rumo à transformação da UFMT como um modelo de responsabilidade socioambiental. Além de promover a conscientização ambiental, estas ações têm um impacto direto na economia circular, beneficiando as cooperativas de catadores que transformarão os resíduos em renda.

O pró-reitor de planejamento, Roberto Perillo, ressaltou a importância do projeto para o futuro sustentável da instituição. “A implementação da coleta seletiva está alinhada com as metas do Plano de Logística Sustentável da UFMT, e coopera também para a melhora dos resultados de governança e indicadores institucionais, como o IESgo. Estamos comprometidos em investir em ações que garantam um ambiente adequado para as futuras gerações”, declarou o pró-reitor.

A UFMT espera, com essa iniciativa, não só promover uma cultura de sustentabilidade no ambiente acadêmico, mas também servir de exemplo para outras instituições públicas na adoção de práticas responsáveis e inovadoras. Para saber mais, acesse a página da campanha.

1/13
TAGS:PROPLAN






Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br