UFMT realiza Semavet com premiações de trabalhos científicos
21/10/2024 às 08:00
Atividades acontecem entre 21 e 25 de outubro
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, entre 21 e 25 de outubro, a 18ª edição da Semana Mato-grossense de Medicina Veterinária (Semavet). O evento, que é organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (Cavet) e conta com o apoio da Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também abrigará o Simpósio da Pós-graduação em Medicina Veterinária (Simposvet).
Considerada a maior semana veterinária de Mato Grosso, a atividade foi criada em 1993 e contou, em sua primeira edição, com a participação de 170 pessoas e trouxe à tona um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil. Desde então, o evento tem se consolidado como um marco na área de ciências veterinárias, realizando edições quase anuais a partir de 1994, sempre atraindo um público crescente com o objetivo de promover um ambiente de aprendizado e interação, o evento oferece palestras, minicursos teóricos e práticos, além de oportunidades de networking com palestrantes renomados.
Entre os marcos na trajetória da Semavet está a criação do Prêmio professor Luís Fernando Suíta de Castro, em 2009, que homenageia um dos docentes responsáveis pela fundação do curso de Medicina Veterinária na UFMT e reconhece a relevância das contribuições científicas na área.
Este ano, a Semavet contará com o Simpósio da Pós-graduação em Medicina Veterinária (Simposvet), que tem a contribuição dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFMT no julgamento dos trabalhos científicos submetidos. O SIMPOSVET representa uma oportunidade significativa para o intercâmbio de conhecimento e experiências entre acadêmicos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.
Com sua natureza multidisciplinar e interinstitucional, a Semavet tem atraído não apenas estudantes, mas também pós-graduandos, profissionais e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
O evento é especialmente significativo por ocorrer no Centro-Oeste, lar de importantes biomas como o cerrado, o Pantanal e a Amazônia. Essa região é crucial para a conservação de espécies e abriga a maior parte do rebanho bovino brasileiro, mas, paradoxalmente, enfrenta uma carência de eventos técnico-científicos em diversas áreas do conhecimento. Diante desse contexto, a Semavet se destaca como um dos principais eventos técnicos e científicos do estado de Mato Grosso, proporcionando oportunidades valiosas de capacitação profissional para acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.
Além disso, o evento promove educação continuada para profissionais e produtores rurais, facilitando a difusão de conhecimentos e novas tecnologias. A expectativa é reunir participantes como estudantes da UFMT, de outras instituições educacionais, docentes das áreas agrárias, mestrandos, doutorandos, produtores rurais e profissionais do setor, todos em busca de atualização e aprimoramento técnico-científico.
Assim, a XVIII Semavet e Simposvet não apenas reforça sua tradição, mas também continua a desempenhar um papel vital na formação e capacitação dos profissionais que atuam nas áreas de saúde animal e agronegócio.
As inscrições podem ser feitas no site do evento.
Acesse o perfil da Semavet no Instagram.
TAGS:MEDICINA VETERINÁRIA
Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br