DESTAQUE: Mutirão gratuito de castração de cães e gatos começa nesta sexta-feira (18) para famílias ribeirinhas de MT
18/10/2024 às 08:00
Ação será realizada na região de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá.
Terceira edição de mutirão de cães e gatos de famílias ribeirinhas será realizada no Pantanal de MT
Um mutirão de castração de cães e gatos de famílias ribeirinhas do Pantanal de Mato Grosso será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro na região de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá.
Estima-se que serão atendidos cerca de 30 animais, de 12 famílias da região. Segundo a associação que realizará a ação, 'É o Bicho MT', será realizada uma campanha de arrecadação de recursos para a realização de um mutirão de castração dos animais.
Os recursos arrecadados serão utilizados para aquisição de medicamentos veterinários, materiais cirúrgicos, combustível para deslocamento e alimentação da equipe de voluntários.
Nesta terceira edição do projeto, além da ação, a organização informou que também auxiliará as famílias atendidas, levando cestas básicas e doações de roupas e brinquedos.
A 'É o bicho MT' realizou atendimento de suporte e monitoramento da situação dos animais anteriormente, levou ração e realizou a vacinação e desparasitação deles.
“São animais vivem em uma situação de vulnerabilidade e que precisam estar bem de saúde para passarem castração, que é um procedimento cirúrgico. Então, primeiro levamos ração, para melhorar a nutrição e fazemos protocolos para que eles fiquem mais fortalecidos, para aí sim passarem pela castração”, explicou a presidente da ONG, Jenifer Larrea.
Ameaça à saude silvestre e doméstica
Mutirão de castração de cães e gatos de famílias ribeirinhas do Pantanal será realizado na região de Porto Jofre — Foto: Jessica Greco
Mutirão de castração de cães e gatos de famílias ribeirinhas do Pantanal será realizado na região de Porto Jofre — Foto: Jessica Greco
Os animais dessas regiões podem estimular situações que prejudiquem a saúde da fauna doméstica com a fauna silvestre, por causa da proximidade deles com a natureza selvagem.
Segundo a ONG, ao longo da Transpantaneira e em Porto Jofre foram observados cães e gatos de famílias, que não recebem nenhuma ação de controle de ecto e endoparasitas, vacinação, levantamento de dados de doenças ou controle reprodutivo, o que pode prejudicar a saude dos animais selvagens e domésticos do Pantanal.
Cuiabá
Poconé
Fonte: g1 MT