Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Novembro de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Notícias

EVENTO: Jornada Desigualdades Raciais está com inscrições abertas

29/10/2024 às 14:30

EVENTO: Jornada Desigualdades Raciais está com inscrições abertas Jornada Desigualdades Raciais está com inscrições abertas

Evento acontece durante o SemiEdu, entre 11 e 14 de novembro

AXVIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira está com inscrições abertas e gratuitas por meio de formulário eletrônico. O evento realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá acontece paralelamente ao SemiEdu em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão online pelo canal do Nepre no YouTube. Prazo para envio de resumo termina nesta quarta-feira (23/10).

O tema deste ano é “O Brasil também é Quilombola: currículo, práticas pedagógicas e experiências interdisciplinares”. O evento tem o objetivo de promover um espaço de reflexão crítica interdisciplinar sobre a educação escolar quilombola e a educação quilombola tendo como enfoque o currículo, as práticas pedagógicas bem como a socialização de experiências que inovam os espaços escolares e enfrentam as desigualdades étnico-raciais em suas interseccionalidades.


A jornada contará com a Mostra de Experiências Pedagógicas na Implementação da Educação das Relações Étnico Raciais (Lei n. 10.639/2003) e Educação Escolar Quilombola, para qual participantes poderão enviar resumos que serão apresentados presencialmente em formato de comunicação oral e publicados nos Anais do evento. A programação inclui exposições culturais como "Grandes Heroínas Negras" e “Artes e Artesanatos Quilombolas, Afro-brasileiros, Africanos”, intervenções artísticas, atividades culturais organizadas pelo Coletivo Negro Universitário da UFMT que complementam as mesas de debate, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, criando um espaço rico para a troca de conhecimento.

A coordenadora do Nepre, professora Ana Luisa Cordeiro, pontua que “a XVIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira é uma realização do Nepre/UFMT, que em 2024 procura propiciar um espaço importante de formação continuada sobre a educação escolar quilombola e a educação quilombola tendo como enfoque o currículo e as práticas pedagógicas, especialmente para docentes que atuam em escolas quilombolas (localizadas em comunidades quilombolas)”.

A professora ressalta ainda que o evento visa também escolas que atendem estudantes oriundos e oriundas de territórios quilombolas em Mato Grosso, além de profissionais da educação em geral, básica e superior. “Um espaço importante de interlocução entre universidade, comunidades e educação básica”, ressalta a docente. O Nepre foi criado oficialmente em 2003 e realiza anualmente a Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, cuja primeira edição ocorreu em 2007. O evento é um espaço acadêmico multidisciplinar, interdepartamental e interinstitucional tem por finalidade incentivar, promover e disseminar ações de ensino, pesquisa e extensão e intercâmbios de caráter interdisciplinar contemplando a temática Relações Raciais e Educação em suas interseccionalidades no que se refere a população negra e quilombola.




FOTO: Divulgação

Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br