MOSTRA: UFMT promove Mostra Científica no Parque das Águas
31/10/2024 às 13:30
Feira Experimente compõe evento com estímulo aos sabores
Nesta quinta-feira (31) começa a 1ª Feira de Ciências e Mostra Científica da Universidade Federal de Mato Grosso (FCMC/UFMT). Durante o evento, estudantes dos anos finais do ensino fundamental e alunos dos ensinos médio e técnico vão apresentar trabalhos submetidos a avaliação de originalidade, relevância, metodologia, resultados e apresentação. As atividades acontecem no Parque das Águas com foco na integração das escolhas para incentivar atividades científicas.
A feira é uma iniciativa do projeto de extensão Ciência, Tecnologia e Sociedade para o desenvolvimento científico e a cultura de pesquisa. O foco da feira de pesquisa é nas ciências básicas e no desenvolvimento regional sustentável para ampliar a formação científica, incentivar a criatividade e autoria, assim como valorizar a pesquisa aplicada. Os organizadores da feira esperam ainda fomentar o olhar crítico sobre problemas atuais, realizar a divulgação e o intercâmbio de experiências, além de despertar interesses sobre o mundo profissional.
O evento reúne equipes de até 3 estudantes de escolas públicas ou privadas de Cuiabá e Várzea Grande com interesse na pesquisa. Cada equipe tem um coordenador que pode ser professor, técnico ou pesquisador vinculado à escola em que os estudantes estão matriculados. A ideia é que cada equipe trabalhe de forma colaborativa, com o desenvolvimento da comunicação, da liderança e da resolução de problemas. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Científica de especialistas em diversas áreas do conhecimento.
Alimentos são destaque na feira
Entre as atividades que serão desenvolvidas na 1ª Feira de Ciências e Mostra Científica da Universidade Federal de Mato Grosso (FCMC/UFMT) está a Feira Experimente, construída para enriquecer a feira com produtos que são desenvolvidos pelos alunos na disciplina de desenvolvimento de novos produtos do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos. “É para divulgar o curso, aproveitando que a gente vai ter um público bem propício para conhecer os cursos que a universidade oferece. Então, o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos pode se dizer que é um curso relativamente novo, com 15 anos. Então é uma possibilidade a gente divulgar considerando que tem um público importante para serem quem sabe futuros ingressantes da UFMT”, ressalta a professora Loanda Maria Gomes Cheim.
A docente explica que a feira é importante por tudo que a ciência pode proporcionar. “No caso dos produtos que vão ser colocados à mostra pela disciplina, vamos mostrar a importância do profissional cientista de alimentos na inovação de produtos alimentícios a partir de novas tendências de consumo, como o consumo de alimentos com menor teor de carboidrato, alto teor proteico, como os praticantes de dieta cetogênica, laucarbe e outras condições. É também para quem tem diabetes e tem que substituir o consumo de carboidrato por um outro nutriente para poder ter um controle melhor da doença, praticantes de atividade física, fisiculturistas, dentre outras necessidades”, pontua.
Para a professora Loanda Maria Gomes Cheim momentos como este são importantes pela divulgação do curso e das ações que se desenvolvem na UFMT. “É divulgar a importância do estudo organizado, sistematizado, do planejamento no desenvolvimento de produtos para atender a tendência que o consumidor vem demonstrando de consumo de produtos alimentícios”, finaliza.
TAGS:UFMT
Fonte: Carlos Rocha Jornalista