EVENTO: UFMT apresenta iniciativas de sustentabilidade
11/11/2024 às 13:00
Evento aborda ações em desenvolvimento na universidade
Cidades inteligentes, Transportes coletivos elétricos, Fertilidade de solos com técnicas tradicionais são alguns dos temas do IV Seminário de Sustentabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promovida pela
Comissão Permanente do Plano de Logística Sustentável (PLS).
As inscrições estão abertas por meio de formulário eletrônico e as atividades acontecem nos dias 12 e 13 de novembro no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC).
A pró-reitora de Planejamento, professora Marta Nogueira, destaca a importância do seminário para fomentar a inovação por meio da sustentabilidade na UFMT. “O Seminário de Sustentabilidade da UFMT fomenta a inovação ao promover o desenvolvimento de soluções práticas para problemas socioambientais, incentivando parcerias e colaborações com instituições e empresas. O evento inspira novas pesquisas e projetos de extensão voltados à sustentabilidade, capacita a comunidade acadêmica com conhecimento atualizado e integra a sustentabilidade ao ambiente universitário”, ressalta a pró-reitora.
Para a professora, o seminário consolida a UFMT como um centro de inovação em práticas sustentáveis, com impacto positivo para a sociedade. “O Seminário de Sustentabilidade da UFMT e estimula debates essenciais sobre sustentabilidade ao compartilhar resultados do Plano de Logística Sustentável e de projetos de pesquisa e extensão com a comunidade acadêmica e externa. O evento conecta o conhecimento científico da UFMT com questões reais, inspirando ações transformadoras com exemplos práticos de sustentabilidade e ampliando a participação de públicos diversos, incluindo gestores e empresas”, pontua, acontecendo que o seminário reforça o papel social da universidade, impulsionando a valorização da responsabilidade socioambiental no meio acadêmico e na sociedade.
A presidente da comissão, Maria Daniele de Jesus Teixeira, enfatiza que o seminário de sustentabilidade é uma oportunidade para diferentes públicos vinculados a UFMT. “O Seminário de Sustentabilidade é uma oportunidade para alunos, egressos dos cursos de pós-graduação, professores e coordenadores de pesquisa, em mostrar um pouquinho do que a gente realizado pela UFMT e instituições parceiras, divulgando para a sociedade”, destaca a presidente ressaltando que a divulgação não acontece somente no dia do evento, mas fica disponível por meio do site do PLS.
Iniciativas de sustentabilidade extrapolam a UFMT
De acordo com a presidente da comissão a partir do seminário é possível estabelecer a apresentação de iniciativas e a realização de debates que extrapolam a UFMT e alcançam a comunidade externa no que trata de práticas de sustentabilidade. “A partir do seminário, podemos conhecer melhor as ações e pesquisa que a Universidade vem fazendo e divulgar tanto internamente quanto para a sociedade e através dessa divulgação, estimular mais ações e mais práticas para impulsionar novas ações nessa temática”, destaca a presidente da comissão, Maria Danielle de Jesus Teixeira.
O evento também tem o "Prêmio Destaque Sustentável UFMT" com a exposição de teses e dissertações relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O prêmio é uma iniciativa inovadora que traz muitos benefícios. Além do reconhecimento ao ganhador do prêmio, funciona como uma ferramenta para identificar as iniciativas dentro da instituição, como os projetos de pesquisa e extensão, além de impulsionar novos projetos com esse tema”, explica a presidente da PLS.
Entre os trabalhos premiados estão “Análise de viabilidade técnica e econômica para implantação de transporte coletivo elétrico em Cuiabá”, liderado por Camila dos Anjos Fantin; “Do campo à mesa: fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis em redes de cooperação solidária”, liderado por Henderson Gonçalves Nobre e “Estimativa de cenários sustentáveis por meio de modelagem computacional e sensoriamento remoto”, liderado por Daniel Carneiro de Abreu.
O IV Seminário de Sustentabilidade reforça o compromisso da universidade com a educação ambiental e a responsabilidade social. "Esse evento vai além da troca de conhecimento; ele inspira ações concretas, promove a integração da comunidade acadêmica e estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios ambientais contemporâneos. Participar desse seminário é mais do que se informar, é um convite para atuar como agente de mudança, fortalecendo a consciência coletiva em torno da sustentabilidade e consolidando a instituição como uma ferramenta importante de transformação", destaca Maria Daniele de Jesus Teixeira.
Saiba mais na rede
social Instagram.
FOTO: Divulgação
Fonte: Carlos Rocha Jornalista