EVENTO: Conservar 2024 prorroga inscrições até sexta-feira (22)
21/11/2024 às 08:30
Evento aborda conservação do patrimônio histórico e cultural
As submissões de trabalhos para o “Conservar 2024: Desafios Contemporâneos da Proteção e da Conservação do Patrimônio” foram prorrogadas até sexta-feira (22). Pesquisadores interessados em apresentar de forma presencial ou online podem enviar seus Relatos de Experiência de forma gratuita, pelo
site do evento. O Conservar 2024 acontece entre os dias 17 e 18 de dezembro, no
Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de forma híbrida.
Os Relatos de Experiência devem seguir o
modelo disponibilizado no site, contendo entre 7.500 e 11.000 caracteres, contando espaços. O evento reúne o I Seminário do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá e o IV Seminário do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios. Com temas abrangentes apontam para os desafios contemporâneos da proteção e da conservação do patrimônio cultural, incluindo aspectos que vão desde os impactos da urgência climática sobre os bens culturais até as novas tecnologias digitais e colaborativas disponíveis para fins de registro, conservação e gestão do patrimônio.
O I Seminário do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá irá incluir a comunidade acadêmica e a sociedade civil, especialmente os moradores do Centro Histórico de Cuiabá, com o objetivo de apresentar e discutir os resultados do primeiro ano de ações deste projeto, promovendo um espaço de diálogo entre os envolvidos, garantindo também a transparência em relação às ações do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá.
Já o V Seminário do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios visa discutir pesquisas desenvolvidas por especialistas de várias instituições do país sobre os mais variados enfoques da preservação e da conservação do patrimônio cultural brasileiro. As inscrições são gratuitas e abertas para todos os públicos, em especial moradores do Centro Histórico e acadêmicos da área, podendo ser feitas no site do evento, até o dia 17 de dezembro.
A programação será divulgada para todos os inscritos, também no site do evento e nas redes sociais do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá.
O que é o Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá
O Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá é uma parceria entre o Iphan e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, Campus Cuiabá. Consiste na realização de Assistência Técnica Pública e Gratuita (ATHIS), com vistas ao desenvolvimento, capacitação e qualificação de ações de conservação de moradias na área tombada pelo IPHAN em Cuiabá-MT. UFMT e IPHAN prestarão serviço de assistência na conservação de imóveis habitados por famílias de baixa renda na área tombada. Serão realizadas oficinas de qualificação da mão de obra local na realização das atividades de conservação.
Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios
O grupo se organizou em 2012, no IAU-USP, para pesquisar sobre o patrimônio brasileiro, a gênese e as transformações ocorridas no espaço construído, a constituição do patrimônio material e imaterial nos diversos segmentos da sociedade brasileira e as possibilidades de conservação e preservação desses espaços. Vários trabalhos de membros do grupo foram premiados e publicados em livros e periódicos. Além disso, desenvolve atividades de extensão universitária. Em 2022, iniciou nova fase com sede na UFMT.
TAGS:FAET UFMT ARQUITETURA TEATRO DA UFMT
FOTO: Divulgação
Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br